-
Arquitetos: Studio Gameiro
- Área: 46 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tiago Casanova
-
Fabricantes: AutoDesk, Berker, Mapei, McNeel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Alcântara Apartment é um apartamento com um quarto no segundo piso de um edifício do início do séc.XX em Alcântara, um bairro próspero e criativo, lar de espaços de trabalho e lojas em antigas fábricas de roupa e armazéns de impressão de jornais. A estratégia de design passou por aprimorar os recursos existentes e o caráter histórico, ressonando a aparência industrial, apropriada ao seu contexto, em conjunto com elementos arquitetónicos que foram projetados para fins práticos e cuidadosamente ajustados ao contexto e à demanda contemporâneos.
A proposta procura aprimorar as qualidades existentes do apartamento, ressonando algumas características arquitetónicas normalmente usadas em edifícios daquele período industrial, como tetos abobadados encontrados maioritariamente em caixas de escadas e casa de banho. Aqui elas foram interpretadas de forma contemporânea, fornecendo luzes embutidas que produzem uma sensação de calor e comemoram o seu legado industrial.
As áreas sociais foram generosamente projetadas para serem fluídas e convidativas. O cliente queria que o apartamento fosse o mais divertido e convidativo possível, considerando a zona jovem, moderna e na moda onde está localizado. As janelas de PVC não originais foram substituídas por janelas de estrutura fina de alumínio são brancas por fora - combinando com as outras janelas do prédio - e preto mate por dentro, semelhantes às janelas pintadas de preto originalmente instaladas. Estas tinham que ser extremamente bem isolados térmica e acusticamente. A iluminação artificial colocada no teto abobadado foi projetada e colocada propositadamente para criar um ambiente favorável e distinto nas áreas de cozinha, sala de jantar e sala de estar. Todas as luzes são brancas mornas e reguláveis e ajustadas para atender a esses ambientes. O acabamento preto prolonga-se até aos interruptores de luz, torneiras de água e alguns dos eletrodomésticos.
O portal de pedra existente no chuveiro foi descoberto durante a obra e restaurado, assim como todas as persianas e caixilhos das portas. Os últimos foram pintados no mesmo pantone que as paredes assim como as novas portas internas pivotantes. O pavimento do chuveiro e o balcão da cozinha são feitos em mármore Lioz, fazendo referência à antiga pedreira de mármore Lioz que existia em Alcântara na era medieval. Obras de arte, tecidos e alguns móveis de artistas e designers locais foram propositadamente projetados e criados para este espaço. O apartamento está localizado em um dos distritos mais criativos e prósperos de Lisboa e o cliente quis ampliar este sentimento criativo para o espaço, da arquitetura aos detalhes e acessórios. Os móveis escolhidos seguirão o estilo e as orientações estabelecidos pelas obras de arte.